top of page

natural pool in Carneiros, Pernambuco,

PROGRAME
O QUE FAZER
EM TAMANDARÉ

Quando se pensa no Nordeste, surgem logo imagens de praias, calor e belezas naturais. A Região é conhecida não somente pelos belos trechos de areia e coqueirais, também pela temperatura da água, morna durante o ano todo. A faixa de 187 km de litoral no estado de Pernambuco, apesar de pequena quando comparada a outros Estados, tem diversos tesouros. Um deles é o município de Tamandaré. Com cerca de 23 mil habitantes, a pequena cidade litorânea tem 16 quilômetros de orla com águas cristalinas e calmas, de bônus ainda apresenta áreas de preservação ambiental, na terra e no mar, e ótima infraestrutura para estadia e alimentação. 


As praias de Tamandaré são perfeitas para banho. O mar é calmo e forma piscinas naturais com peixinhos quando a maré está baixa. Excelentes também para mergulho, chegando a ter boa visibilidade numa profundidade de até 20 metros nos meses mais quentes. A área é perfeita pra conhecer os recifes de corais e a diversidade de fauna e flora marinha, pois o município integra a Área de Preservação Ambiental (APA) Costa dos Corais, que segue de Tamandaré à capital de Alagoas, Maceió, formando um trecho de aproximadamente 120 quilômetros de extensão e chegando a uma distância de 30 quilômetros da praia. A unidade de conservação, criada em 1997, tem como maior característica garantir a preservação dos manguezais e recifes de corais com sua biodiversidade de animais marinhos e flora, além de ajudar a ordenar o turismo ecológico. 


Há muito o que explorar e cuidar nas águas da região, mas é importante lembrar que somente empresas autorizadas pelo ICMbio podem realizar alguns programas, a exemplo dos mergulhos, que podem ser livre, com uso de snorkel; batismo, com utilização de equipamento e presença de instrutor; e mergulhos conduzidos nas piscinas naturais.

 
O mar de Tamandaré possui ainda vários outros atrativos: passeios de catamarã, lanchas e jangadas, jetsky, kitesurf, parapente, standup paddle, flyboard e caiaque. Os equipamentos podem ser alugados e os passeios contratados nas diversas empresas especializadas da região.  


A praia de Tamandaré tem excelente estrutura de apoio, com diversas opções de barracas, restaurantes e quiosques. Fácil sentar, pedir uma bebida ou petisco e aproveitar com os pés na areia. 

 

A Cidade


Tamandaré é uma cidade que mantém o jeitinho interiorano, mesmo sendo um dos principais destinos turísticos e de veraneio de Pernambuco. Os passeios por Tamandaré incluem a pracinha do centro da cidade. Como em geral acontece em toda pequena cidade, é, ao redor da praça principal, onde tudo acontece. A área é ponto de encontro dos veranistas curtindo o final da tarde e até fazendo um “esquenta” para a noite. Na feirinha hippie, os visitantes podem comprar artesanato, depois tomar um sorvete e, caso queiram, já podem “emendar” com um lanche ou uma refeição mais caprichada nos diversos restaurantes do entorno. O famoso Rei das Coxinhas, que oferece os salgadinhos em diversas opções, desde o tradicional frango ao bacalhau, e é bastante conhecido dos pernambucanos, tem uma unidade por lá. Na lanchonete, ainda há opções de sobremesas, como a tradicional cartola, e comidas regionais, como a tapioca ou um farto prato de macaxeira.  

Shows


Na terra, os visitantes aproveitam a temporada de shows com artistas conhecidos nacionalmente, que se apresentam nas grandes estruturas montadas a cada verão. Nesta época, a população da localidade cresce com a chegada dos milhares de turistas que vêm aproveitar as férias e curtir os shows. 

 

Praia dos Carneiros


Além da praia que dá nome ao município, outro trecho famoso é a Praia de Carneiros. Águas cristalinas e local paradisíaco com uma ótima estrutura de apoio. Esse trecho é o mais badalado e conta com restaurantes, pousadas, resorts e condomínios com bangalôs de luxo. A praia de Carneiros também vem sendo local de inspiração para muitos enlaces praieiros. O destino é bastante procurado por casais com a Igrejinha de São Benedito, localizada a beira-mar, compondo o cenário romântico ideal para aqueles que planejam um casamento ao pôr-do-sol e pés na areia.  A construção, erguida em 1910 em estilo colonial, é a mais conhecida das três capelas à beira-mar de Tamandaré. Há outras duas construções em Tamandaré que merecem ser conhecidas, a Igreja de São José de Botas e a de São Pedro, ambas do século XIX.  

A fonte da juventude


De Carneiros, os visitantes podem pegar um catamarã até os bancos de areia, que formam piscinas no meio do mar, e podem chegar até a praia de Guadalupe. Lá, a atração principal é se melar inteiro num banho de argila. Segundo os moradores da região, o banho faz milagres na pele e as propriedades medicinais da argila faz rejuvenescer 10 anos. Acreditando ou não, vale se lambuzar na argila. A diversão é garantida e a foto sai perfeita praquele post diferenciado nas redes sociais!


Para alimentação, há desde as tradicionais barracas de praia com mesinhas de tronco de coqueiro (nada mais cara de praia da infância), que servem comidinhas pescadas, preparadas e vendidas por moradores da região, aos badalados Beijupirá e Bora Bora Carneiros. Estes últimos trazem gazebos e espreguiçadeiras à beira-mar e cardápios variando dos tradicionais petiscos praieiros (casquinha de caranguejo, caldinho de camarão) a pratos de filé, massas e saladas. Mas as belezas dos 16 km de orla de Tamandaré vão além de Carneiros, que já é um maravilhoso e paradisíaco aperitivo do que os visitantes podem encontrar na região.  

 

Praia de Campas 


Uma opção mais rústica é a praia de Campas. A área possui uma estrutura de apoio menor que as demais da região. Mas se a ideia for aproveitar o cenário com águas calmas e cristalinas e uma extensa faixa de areia com muitos coqueiros, nada melhor. Ótimo local para a prática de esportes na areia e também náutico, como o caiaque. Na maré baixa, os visitantes podem aproveitar as piscinas naturais. 
É na praia de Campas onde está localizada a Igrejinha de São Pedro. Sua torre com sino e a escadaria que faz o visitante finalizar a descida com os pés já na água do mar, dependendo da maré, são as marcas dessa construção. 
Na Praia de Campas, também podem ser realizados mergulhos pelos corais

Praia Pontal do Lira 


Na praia Pontal do Lira fica localizado o Forte de Santo Inácio de Loyola ou de Tamandaré, como também é conhecido. Mais uma atração a ser conhecida em Tamandaré. É uma construção imponente e datada do século XVII. O Forte foi ponto de defesa do Porto de Tamandaré das invasões holandesas e também um abrigo para as embarcações da coroa portuguesa. Já durante a Segunda Guerra Mundial, ajudou a proteger a costa brasileira sob o comando das tropas do Exército. Atualmente, sob administração da Marinha do Brasil, o Forte oferece uma bela vista da região.

  
Ao lado do forte está localizado o Farol de Tamandaré, inaugurado em 1902 e ainda em funcionamento. A região conta com um píer, outro ponto de parada para fotos. 


Pontal do Lira possui extensa faixa de areia na maré baixa, águas calmas e de um azul esverdeado. É nesta praia que está localizada a sede do ICMBio/Ibama responsável pelas reservas naturais e áreas de proteção ambiental.

  
Há barracas na praia e pousadas na região como apoio aos visitantes que desejarem ficar por lá.

 

Praia Boca da Barra 


Um dos pontos menos movimentados da região, localizado ao sul do município, no limite com a cidade de Barreiros. Um refúgio com grande faixa de areia e, durante a baixa estação, praticamente deserta. É o trecho de Tamandaré com mar mais agitado. Conta com estrutura de apoio, como barracas e pequenos restaurantes.

 
O Rio Mamucabas, que corta a Reserva de Saltinho, deságua nesse trecho de praia.  

Reserva de Saltinho 


A antiga entrada da cidade passava no meio da reserva. O ponto marcante da chegada era o túnel verde atravessando esse importante resquício de Mata Atlântica, dando a sensação de entrar num universo paralelo e verde. 
O local já foi engenho de Cana de Açúcar, Horto Florestal e Estação Experimental até virar uma unidade federal de conservação, no ano de 1983, por meio de decreto presidencial.  Sob a gestão do ICMbio Ibama, a Reserva Biológica de Saltinho abriga e ajuda a proteger diversas espécies animais raras e ameaçadas de extinção. A área é um das poucas de Mata Atlântica ainda existentes. Visitas guiadas são permitidas apenas a instituições de ensino e podem ser agendadas pelo site do ICMbio.  
Nos limites da reserva, o visitante conhece a cachoeira de Saltinho, queda d´agua de 10 metros  de altura e 15 metros de largura, conhecida como Cachoeira Bulha D´agua. Ela fica às margens da PE76 e possui três quedas de águas, que atraem muitos visitantes. 

 

Igreja de São José de Botas


A Igreja de São José de Botas é uma das construções mais tradicionais da região. Ela foi construída no século XIX e é tombada como Patrimônio Histórico, apesar disso, está praticamente em ruínas. Possui uma arquitetura inspirada nas obras barrocas e fachada colorida. Fica dentro de uma propriedade particular e tem como característica marcante o brasão colorido na sua fachada com um compasso, um serrote, um cajado e uma régua.  

 

Rio Ariquindá


O manguezal em suas margens é berçário para diversas espécies marinhas. O rio Ariquindá, afluente do Rio Formoso, possui cerca 6 metros de profundidade e 70 metros de largura. Integra a Área de Proteção Ambiental (APA) de Guadalupe e, para conhecê-lo melhor, os visitantes podem navegar em pequenos botes, em lanchas ou catamarãs que saem para as praias da região.   

COMO CHEGAR

ONDE FICAR

bottom of page